No dia 21 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No dia 06 de outubro de 2025, ocorreu, na Biblioteca Jorge Amado, uma atividade de inclusão e acessibilidade, realizada pelo AEE-CTUR (Atendimento Educacional Especializado).
Com o tema “Diferentes formas de comunicação”, os alunos conheceram um pouco mais sobre o Braille e a Libras, além da comunicação alternativa, realizada por meio de placas ou tablets, utilizada por pessoas que não possuem fala verbal. A professora Patrícia Andrade, do AEE, explicou o objetivo da atividade: “No dia 21 de setembro foi o Dia da Pessoa com Deficiência. Mas a gente precisa falar sobre inclusão todos os dias. Todo dia a gente fala sobre acessibilidade. Estamos trazendo aqui para o colégio culturas inclusivas, promovendo o respeito pelas diferenças”, contou Patrícia.
A atividade também foi prestigiada pelos alunos da Escola Municipal Pera Flor, de Nova Iguaçu. Os visitantes puderam usar o reglete, instrumento utilizado para a escrita em Braille. Além disso, tiveram contato com alguns textos do projeto “Raízes Literárias”, adaptados para o Braille.
Fotos: Luan Cezário